Decorar com as Cores

 

gubi inspiration

Foto by Gubi inspiration / Divulgação

O uso das cores é a forma mais simples de transformar uma casa. Não devemos ter medo das cores, porque é realmente uma ferramenta  muito importante que pode mudar totalmente os espaços de uma casa. Através da Luz e das cores, podemos perceber e experimentar o ambiente de muitas maneiras diferentes.

As cores transmitem o que sentimos, o que pensamos e são uma escolha muito pessoal. Com elas  podemos deixar uma casa mais alegre, mais relaxante, mais divertida. E por esta razão, conseguem transmitir muito  sobre nossas emoções. Por exemplo, o cinza traz urbanidade, é ideal para casas que se inspiram nas grandes metrópoles. O Azul nos remete ao  infinito, através dele podemos trazer o céu e o mar para nossa casa. O verde, cor muito em voga em 2018, nos concecta com a natureza, traz bem estar, saúde e esperança.

A cor é um elemento fundamental para reinterpretar os espaços, sem a necessidade de revolucionar  a casa. Mudar com as cores não significa, apenas, mudar a cor das paredes. Através de almofadas, cortinas, vasos, objetos, poltronas, tapetes coloridos, podemos dar uma nova cara aos espaços sem ter que interferir de maneira mais radical.

Neste processo, é necessário, em primeiro lugar, fazer uma análise dos espaços e quais são as nossas necessidades e, finalmente, ter em mente o efeito que pretendemos alcançar. Seguir esta linha é essencial para criar um equilíbrio perfeito entre emoção, função e razão.

É fundamental estar antento à  algumas regras básicas para criar uma atmosfera coerente e de acordo com seu próprio conceito estético e assim, evitar soluções indesejáveis. Por exemplo,  em ambientes escuros, melhor usar  cores claras, que realçam a luz. Devemos estar atentos   com a influência das cores no humor. E também, saber equilibrar cores frias e quentes.

Quando o desafio é uma combinação de cores, algumas das ferramentas mais eficazes são a escala cromática e a paleta de cores. Essas ferramentas nos permitem identificar infinitas combinações de cores. E uma maneira muito útil de usá-las é fazendo anotações onde colocamos nossas cores favoritas, nossas inspirações, imagens, todas aquelas coisas que nos levam a dizer: essa mistura de cores me agrada.

Ter a disposição  uma combinação infinita de cores, nos permite praticar a magia de fazer um espaço parecer maior, mais iluminado, mais quente, mais frio, mais estimulante, mais relaxante e assim por diante. O processo de escolha cromática de uma casa deve envolver vários elementos como  os móveis, acessórios e têxteis;  o piso;  as paredes; a exposição à luz solar; a psicologia das cores e o gosto pessoal.

Ao decoramos com as cores,  as teorias e técnicas  são de grande auxílio. Mas o mais importante é associá-las ao nosso instinto, ao  nosso gosto e  ao nosso estilo, a fim de obter um resultado que nos entusiasma e encante.

Foto 01 Divulgação Gio Pagani

Foto Gio Pagani/ Divulgação

 

Foto 04 divulgação

Foto Ferm living / Divulgação

DSC04964

Foto Arquivo Pessoal

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s