Refazer o banheiro é uma exigência que, em algum momento na vida de uma casa, se torna inevitável. Por ser um ambiente muito versátil, muitas são as pessoas que gostam de se concentrar na decoração deste espaço. A decoração do banheiro se torna ainda mais interessante quando nos lembramos que ele é, também, um ambiente dedicado ao nosso bem estar e relaxamento.
A grande sintonia que existe hoje entre o Design, a Tecnologia e a Experimentação permitiu o surgimento de novos materiais e revestimentos. Este fato abriu muitas perspectivas em termos de decoração e praticidade. As soluções que surgem, são cada dia melhores, mais bonitas, resistentes e ecológicas. Mas afinal, o que é preciso para refazer e decorar um banheiro?
O primeiro aspecto a ser considerado é que o banheiro costuma ser um espaço que, em termos de estilo, não precisa seguir o resto da casa. Ou seja, é o lugar onde cada um pode ser livre para criar o seu espaço ideal e soltar a imaginação. Contudo, antes de pensar ao design do banheiro, é necessário fazer uma análise do espaço e entender as modificações necessárias e como fazê-las.
Os problemas mais comuns que costumam se apresentar para serem resolvidos na reforma, geralmente são: Dimensão insuficiente, locais escuros e novas funções a serem inseridas. Em seguida, é preciso se perguntar o que exatamente se prentende obter com a reforma. Será somente um ambiente prático e funcional? ou talvez, “um refúgio de auto expressão” onde dar lugar a própria ciratividade? Respondidas todas estas questões, se parte com a decoração e as escolhas de cunho estético.
Os revestimentos para o banheiro avançaram muitíssimo nos últimos anos. Existe atualmente um mar de opções em termos de materiais, texturas e efeitos óticos. Desde o papel de parede resistente à agua ao gres porcelanato inspirado em tramas de tecido, passando por micro mosaicos em vidro e também, materiais não convencionais como ferro, cobre ou bronze. Esta vasta possibilidade de escolha nos permite transformar o banheiro em um ambiente muito exclusivo e personalizado.
Para 2018, as linhas de decoração para banheiros optaram por cores claras, pastéis e diferentes tons de cinza. O cinza é uma cor neutra atemporal e que dificilmente se tornará fora de moda. É também uma cor que combina muita bem com outras cores e com diversos tipos de materiais. Como regra geral, não é aconselhado utilizar cores escuras em banheiros pequenos ou que não possuem uma boa luz natural. Lembrem-se que a cor escolhida irá influenciar a percepção do espaço e a atmosfera em geral.
A principal sugestão é que devemos levar sempre em consideração o nosso estilo pessoal, mas também, estarmos muito atentos às questões de ordem prática, como dimensão do ambiente, iluminação e funções adequadas às necessidades dos habitantes. Nos dias de hoje possuímos todas as ferramentas para criar um banheiro muito bonito, mas também, fácil de limpar, prático e funcional.
Fotos respectivamente: wall&decò, Marazzi, Ragno, Mosaico Appiani, Atlas concorde ;
Texto publicado no site da Revista Ludovica