MILANO DESIGN WEEK 2018 :  CORES E TENDÊNCIAS

DSC04713Natuzzi

 

Passadas as primeiras impressões e  após uma análisse  mais detalhada, venho contar sobre  as propostas que emergiram com força nesta Edição de 2018. A semana do Design é um conjunto de numerosas e variadas tendências, consequência de um mundo globalizado onde se fundem culturas diversas. Mas, nesse caldo cultural é possível perceber sinais claros do caminho que se pretende percorrer nos próximos anos.

A idéia de personalização da casa e dos ambientes assume uma grande importância, diante de uma  realidade de produção de massa onde  tudo é  igual.     O crescente desejo de possuir objetos  únicos e que representem o gosto pessoal, se reflete  na composição de espaços mais personalizados. E quando se fala em personalizar ambientes, as cores ganham um grande protagonismo.

Os ambientes minimalistas com  tons neutros perdem, a cada ano, mais espaço para as cores. Desde esfumaturas  mais sóbrias  até  chegar a  tonalidades mais vibrantes e saturadas.  Móveis e decorações receberam  firmes pinceladas  de verdes, vermelhos, laranja, amarelo, rosa, azul e assim por diante. Todo o arco íris esteve presente, com maior ou menor intensidade.

Entre as cores   dominantes, destaque para   o  verde, que   conquista  muitos  sofás e poltronas, como também, contamina  banheiros, cozinhas e objetos, nas mais  diversas  tonalidades  como o  salvia,  menta e verde floresta.  Outras cores que triunfam são  o  vermelho e o laranja,  seguidas  de tons quentes como o  amarelo e os tons terrosos.

Nos ambientes decorados  se percebe um constante o convite ao  toque, à apreciação  de texturas e materiais, a curiosidade tátil é atiçada.  Muitas peças artesanais e manufaturadas são  esaltadas, o que reforça  o conceito de  uma casa mais autêntica e original.   Se concretiza o conceito de lar feito sob medida, cheio de particularidades, único, que traga bem estar e possa atravessar o tempo.

As formas predominantes são sinuosas, sensuais , orgânicas e sobretudo leves, essenciais. O vintage e peças icônicas do passado ganham muitas revisitações, um passado que contribui para construir as formas futuras.  E por fim, muita atenção à natureza,  inovações tecnológicas que estejam em sintonia com a sustentabilidade e espaços projetados para serem multifunicionais, capazes de  atender a uma sociedade cada dia mais conectada.

foto 02 - Muitos sofás verdes no salão como este de zanotaO verde esteve presente em muitos sofás no salão, como este de Zanotta.

foto 03- by NatuzziNo Stand da  Natuzzi Marcel Wanders criou este  ambiente inspirado na região da Puglia na Itália.  Através  sua  paisagem, cultura, formas, texturas e aromas criou peças de design que compõem o espaço.

 

foto 04- Mesa da Designer brasileira Gisela SimasA Designer brasileira Gisele Simas apresentou na mostra Be Brasil a mesa Dora, uma fantástica de peça de exaltação às  formas leves  e sinuosas. Foto cortesia Rio + Design

 

foto 05- Objetos e detalhes decorativos que personalizam o ambiente por LemaA Designer brasileira Gisele Simas apresentou na mostra Be Brasil a mesa Dora, uma fantástica de peça de exaltação às  formas leves  e sinuosas.

 

foto 06 No stand da Vitra objetos de manufatura e que doam personalidade ao ambienteNo stand da Vitra objetos de manufatura e que doam personalidade ao ambiente

 

foto 07- Rosa e vermelho em perfeita harmoniaRosa e vermelho em perfeita harmonia, Stand Zanotta.

 

foto 08 - O vermelhor no novo sofá Curry de Piero Lissoni para a PorroO vermelho no novo sofá Curry de Piero Lissoni para a Porro

foto 09- Na moroso uma linda composição de cores pastéis nas peças de Patrícia UrquiolaNa moroso a composição de cores pastéis nas peças de Patrícia Urquiola

foto - Tons de laranja e terrosos com grande influência dos anos 70 - BaxterO laranja esaltado no Stand de Baxter

Foto 10 - Homenagem de Vitra ao Laranja com forte inspiração anos 70 - DivulgaçãoHomenagem de Vitra ao Laranja com forte inspiração anos 70 – Foto  Divulgação Vitra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s