O Salão do Móvel de Milão é acima de tudo Emoção

Foto 01 - Showroom Cassina Cores, cores, cores!

Showroom Cassina. Cores, cores, cores!

A palavra mais citada ao se falar do Salão do Móvel  2018 foi Emoção.  E penso que não seja difícil enteder o porquê. Na realidade a resposta é muito simples. Este evento planetário proporciona sobretudo emoção. Primeiro para quem o organiza e em seguida essa emoção é transmitida à todos que participam de alguma forma. É um acontecimento que nos contagia e envolve. Somos capturados por uma realidade que nos entusiasma e quando menos esperamos, somos invadidos por emoções e sentimentos diversos.

Como definir o momento em que nos deparamos com  aquela multidão de pessoas que correm na mesma direção ávidas por conhecerem  surpresas e novidades inesperadas? Como  descrever a experiência de tocar com as mãos objetos e texturas diversas, e também, o encontro  com composições de formas e cores que nos tiram o fôlego ou quando dominados pelo cansaço nos abandonamos em umas daquelas poltronas ultrarelaxantes?

Por isso, hoje a Semana do Design de Milão  é definida como algo que  vai muito além de uma simples feira, é considerada uma experiência  global. É sobretudo, uma grande experiência  pessoal, feitas de sensações! Girar toda a cidade tentando ver o máximo de coisas com um mínimo de tempo, nos faz viver  essas sensações  de formas  muito diferentes, conflitantes até.  Euforia, Encantamento, Curiosidade, Alegria, Empatia, Solidariedade, Individualismo, Surpresa,  Decepção, Dor, Superação, são algumas delas  para se fazer uma idéia.

É uma semana que envolve não somente pessoas ligadas ao design, arquitetura, empreendimento, mas uma imensa comunidade de artistas, fashionistas, comunicadores, jovens, curiosos, ou seja,  muitas  tribos diversas, atraídas por vivenciar essa  experiência considerada  única no seu gênero. As palavras chaves escolhidas este ano para definir “ I Saloni” foram: Emoção, Empresa, Qualidade, Projeto, Sistema, Jovens, Comunicação, Cultura, Milão ao centro.  São palavras que definem muito bem  os pilares e pontos de força  deste evento e permitem entender o quanto ele seja amplo e globalizado.

Para tentar transmitir um pouco destas emoções descritas,  fiz uma seleção de imagens de alguns lançamentos,  mostras, instalações e  momentos que mais me marcaram. São os registros  que os meus olhos e mente foram capazes de capturar neste turbilhão de novidades, formas e cores. Confira:

Foto 02 - Baxter no Salão oficial

Baxter – Salão Oficial

Foto 03 - Natuzzi e seus sofás irresistíveis

Os irresistíveis sofás da Natuzzi

Foto 04 - Instalação Crystal Rain da empresa japonesa Kawai

Instalação Crytal Rain da empresa japonesa Kawai

A empresa de pianos Kawai montou esta instalação incrível feita pelo artista Takahiro Matsuo, o instrumento toca sozinho e sem dúvido foi uma experiência sensorial muito tocante.

foto 05- A Dinamarquesa Hay decorou todo o Palácio Clérici, Lindo!

A Dinamarquesa Hay decorou todo o Palácio Clérici

Foto 06- Mostra Be Brasil por Apex

Mostra Be Brasil por Apex

A mostra Be Brasil promovida pela Apex  apresentou 65 peças representativas  do Design Brasileiro Desde o modernismo até os dias de hoje.  Foi sem dúvida um momento para nos encher de orgulho como brasileiros. Peças incríveis, com um cura primorosa, com apresentação impecável em um Palácio lindo! E claro, todas  as peças de Design  eram lindas! Merece sem dúvida um post único.

mde

Studio Nendo Instalação Formas em Movimento

foto 08 - Instalação Rise pelo Designer Carioca Gustavo Martini Foto by @Andrea Basile

Instalação Rise pelo Designer Carioca Gustavo Martini – Foto de Andrea Basile

A mostra Be Brasil promovida pela Apex que apresentou 65 peças representativas  do Design Brasileiro Desde o modernismo até os dias de hoje, foi sem dúvida um momento para nos encher de orgulho como brasileiros. Peças incríveis, com uma cura primorosa, com apresentação impecável em um Palácio lindo! E claro,   as peças de Design  eram show! Merece sem dúvida um post único.

Foto 09- Day Bed de Piero Lissoni para a B&B Italia

Day Bed de Piero Lissoni para a B&B Italia

dav

Instalação Moroso Mono Mania Mexico by Bethan Wood

Foto 11 - Divulgação Vitra

Vitra – Foto de divulgação

Foto 12 - Louis Vuitton com os origami flowers by Atelier Oi

Louis Vuitton com os origami flowers by Atelier Oi

sdr

Moooi e os origamis iluminados!

Foto 14 - Super Loft By Giulio Cappellini

Super Loft by Giulio Cappellini

Texto publicado no site da Revista Ludovia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s