Se aproxima um dos mais importantes eventos do calendário de design, o Salão do Móvel de Milão, que neste 2018, será realizado entre os dias 17 a 22 de abril. Igualmente ao Salão oficial, o “ Fuorisalone” é sempre aguardado com muito entusiasmo.
Entre os eventos mais prestigiados ( e um dos meus preferidos) do “Fuorisalone”, está o Brera Design District, que a cada edição tem alcançado um número maior de visitantes. Recentemente, o programa do Distrito de Brera foi divulgado.
O tema escolhido pelos organizadores foi “ Be Human : Progettare con empatia” ( Seja Humano: Projetar com empatia). É sem dúvida um tema apaixonante, afinal nos convida a reflexões fundamentais sobre como o Design pode ser uma fonte de idéias para melhorar a vida das pessoas. Ademais, uma mensagem que associa o Design à vida e nos estimula a expressar o nosso lado mais humano, através de projetos que pensem primeiramente no outro.
O programa apresentado traz muitos enventos interessantes, o que me deixou cheia de boas expectativas. Selecionei aqueles que despertaram de forma mais acentuada a minha curiosidade. Se vocês ficaram também curiosos, confiram:
CORALLO POR CRISTINA CELESTINO
Um histórico Tram Milanese cor Coral que circulará no Distrito de Brera como uma sala de projeção interpretada por Cristina Celestino, que tentará de criar a sala de cinema ideal, por meio de uma visão contemporânea. Aguardo com ansiedade esta que promete ser uma experiencia surpreendente e inesquecível . Já me imagino neste “salão viajante” a perambular por Brera.
DESGIN BRASILEIRO, DO MODERNISMO A HOJE
O Brasil marca uma importante presença com este evento, que será realizado através da parceria entre o Consulado Geral do Brasil em Milão e a Agência Brasileira de Promoção e Comércio ( Apex-Brasil). Juntos trazem a Milão 65 designers e empresas brasileiras para exibir suas criações. O objeto desta mostra é mostrar um visão geral de “ como o Design Brasileiro é sofisticado e criativo ao logno do Tempo, desde o reconhecimento mundial do Movimento do Modernismo ( 1922) até a produção atual ( Design Contemporâneo e Experimental).”
O percurso pela história do Design Brasileiro começará com a exposição “Modern Brazilian Masters” que contará com peças de grandes autores como Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.
– Pavilhão Brasileiro Via Maroncelli 14 (Spazio Edit Milan)
BRERA DESIGN APARTMENT
Neste appartamento que representa uma típica habitação Milanesa, será proposto um percurso através de seus ambientes, com a intenção de colocar em destaque o Design e o Artesanato de alto nível. Estarão presentes peças de decoração e revestimentos fora de escala, objetos feitos a mão e muito mais.
Neste contexto, será apresentado também um projeto especial: que convidou 12 designers para criarem peças particulares para a primeira coleção de “ Milano Souvenir”.
– via Palermo 1, ingresso livre de 17 al 22 abril, 12- 19:30
VITRA – INSTALAÇÃO NO ESPAÇO LA PELOTA
No espaço La Pelota vitra apresenterá uma instalação curada pelo designer Robert Stadler, onde os visitantes serão convidados a mergulhar na história, presente e futuro de Vitra. Com a intenção de revelar novas conexões do projeto Vitra. A instalão também, pretende focar na contemporaneidade.
– via palermo 10
LAGO APRESENTA : “ NEVER STOP LOOKING BEYOND”
Este será o conceito de casa Lago 2018. No já tradicional apartamento de Via Brera 30, acontecerá a mostra que contará com a colaboração de jovens talentos italianos. Acredito que este será um showroom imperdível.
Fotos : Divulgação Brera Design District