
Foto Divulgação Gucci
Conhecida mundialmente como referência em design, moda e arte, a Itália, em muito, deve essa fama à excelência de sua capacidade artesanal, fruto dos conhecimentos de um outro tempo, transmitidos de pai para filho. Desde sempre, o país é fecundo em formas de trabalhar artesanalmente diferentes materiais, onde o “feito à mão” agrega grande valor ao produto.
Foram em pequenas “bottegas”, laboratórios e oficinas que surgiram renomadas marcas italianas de móveis, alta costura, sapatos, objetos etc. Através do trabalho minucioso, rico de manualidade e técnica de muitos mestres da arte de se fazer com as mãos, foi possível alcançar o auge da qualidade, originalidade e criatividade.
Sempre me surpreendo com a história de marcas como por exemplo Poltrona Frau que nasce 1912 no setor moveleiro, Alessi de 1921, nasce como oficina mecânica para produtos de mesa e cozinha, Gucci nasce como pequena fábrica e loja de artigos de couro em 1921, Salvatore Ferragamo desde 1927, surge como sapataria em Florença, e assim, tantas outras.
São produtos que possuem uma grande tradição artesanal impressa em suas origens, com valores que se refletem em suas histórias e continuam como referimento, ainda hoje, embora tenham se tornado fenômenos mundiais, produzidos em escala industrial e objetos de desejo de milhões de pessoas.

Divulgação Poltrona Frau

Laboratorio Salvatore Ferragamo 1937 – archivi Alinari Firenze