A Excelência Artesanal

Gucci foto reprodução

Foto Divulgação Gucci

Conhecida mundialmente como referência em  design, moda e arte, a Itália, em muito, deve essa fama  à excelência de sua capacidade artesanal, fruto dos conhecimentos de um outro tempo, transmitidos de pai para filho.  Desde sempre, o  país é fecundo em formas de trabalhar artesanalmente diferentes materiais, onde o “feito à mão”  agrega grande valor ao produto.

Foram em pequenas “bottegas”, laboratórios e oficinas que surgiram renomadas marcas italianas de móveis, alta costura, sapatos, objetos etc. Através do  trabalho minucioso, rico de manualidade e técnica de muitos mestres da arte de se fazer com as  mãos, foi possível  alcançar  o auge da qualidade, originalidade e criatividade.

Sempre me surpreendo com a história de marcas como por exemplo Poltrona Frau que nasce 1912  no setor moveleiro, Alessi de 1921, nasce como oficina mecânica para produtos de mesa e cozinha,  Gucci   nasce como pequena fábrica e loja de  artigos de couro em 1921, Salvatore Ferragamo desde 1927, surge como sapataria em  Florença, e assim, tantas outras.

São produtos que possuem uma grande tradição  artesanal impressa em suas origens, com valores  que se refletem em suas histórias e  continuam como referimento, ainda hoje, embora tenham se tornado fenômenos mundiais, produzidos em escala industrial e objetos de desejo de milhões de pessoas.

Poltrona Frau fotos reprodução 2

Divulgação Poltrona Frau

 

Laboratorio Salvatore Ferragamo 1937 - archivi Alinari Firenze

Laboratorio Salvatore Ferragamo 1937 – archivi Alinari Firenze

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s