Giò Ponti, O Mestre do Design

gio-ponti-2

Explorar o  complexo  legado de Giò Ponti (1891-1979)  tem sido entusiasmante, como designer de interiores, vivendo na Itália. Não seria exagero dizer que esta influente personalidade tenha contribuído fortemente para o surgimento do design neste país. Estreio o blog falando sobre este grande mestre, por ter sido ele para a arte, a arquitetura e o design uma fonte abundante de ideias, critatividade e vanguardismo, além de um significativo ponto de convergência.

Percorrer as ruas de Milão em busca de suas  notáveis construções, nos permite descobrir  e   visualizar  por  ângulos inesperados,  verdadeiras jóias da  arquitetura milanesa.Terra natal e profissional de  Ponti, Milão foi onde ele realizou algumas de suas mais importantes obras, testemunhas de  seu forte  vínculo  com a cidade, como o Edifício Pirelli e a Igreja de “ San Carlo Borromeo”.

Com uma trajetória extensa e curiosidade incansável se dedicou  com maestria a inúmeras áreas, indo muito além das artes decorativas e  arquitetura,  foi proeminente  na editoria (fundou a revista domus, 1928), percorreu a poesia e pintura, se notabilizou no design com as incríveis cerâmicas para a Richard Ginori (1923-1930). Desenhou móveis, lâmpadas, objetos de vidro,  tecidos, criou vestidos e cenografia para “ La Scala di Milano”. Um daqueles talentos, que em tudo que concebe, se sobressaem  os traços inconfundíveis da beleza e excelência.

Tantas de suas  criações restam símbolos de design atual e atemporal,  a “superleggera”  cadeira idealizada para a Cassina em 1955 e produzida até hoje, é um exemplo clássico, ou mesmo, a poltrona gabriela de 1971.

Sem a pretensão de apresentá-lo ou de analizar sua obra, apenas  ressalto o tamanho de sua importância. Um artista que merece sempre ser investigado e desvendado, não somente como ícone do passado, mas como inspiração ao olhar adiante.

Texto escrito para  no site da Revista Ludovica e publicado em 07/05/15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s